sexta-feira, 22 de julho de 2011

o sangue

pequena circulação

também chamada circulação pulmonar compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo direito até o atrio esquerdo. nessa ciculação o sangue passa pelos pulmões onde é oxigenado.

grande circulação

Também chamada circulação sistêmica compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito.
A aorta transporta sangue oxigenado as veias cavas ( superior e inferior ) .
Transportam sangue não oxigenado dos tecidos do corpo para o átrio direito do
coração; as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado dos tecidos do corpo para o Átrio direito do coração; as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado do ventriculo direito do coração até os pulmões; as veias pulmonares transportam sangue oxigenadodos pulmões até o átiro esquerdo do coração.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Medindo a pressão arterial

alterna-se ordenadamente.
a sistole e a diastole são responsáveis pelo fuxo d esangue dentro dos vasos sanguíneos.
a prssão arterial que se mede é a pressão exercida pelo sangue sobre as paredes da aorta após ser laçado pelo ventriculo esquerdo.
a pressão arterial maxima corresponde ao momento em que o ventriculo esquerdo bombeia para dentro da aorta e esta se distende.
já a pressão arterial mínima é a que se verifica no final da diastole do ventriculo esquerdo.
a pressão arterial maxima crresponde acerca de 120mm de mercúrio (Hg), enquanto a pressão arterial mínima carresponde a aproximadamente 80mm de mercúro(HG).
esses são os valores normais para a população.Daí falar-se em 120 por 80 ou 12 por 8 para a pressão normal.
por meio de um apárelho esfigmomanômetro.
a pressão arterial pode ser medicado por médico ou profissional.
esses valores de pressão é um dado importante na avalição de saúde do sistema cardiovascular.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Veias e Artérias

As veias são similares as artérias mas, como elas transportam sangue sob condições de baixas pressões, elas não são tão fortes como as artérias. São compostas por três camadas: Uma camada de tecido mais externa, uma camada central muscular e a camada mais interna suave, formada por células endoteliais.

As veias recebem o sangue vindo dos capilares, após a troca de oxigênio por gás carbônico ter sido feita pelas células dos órgãos. Assim, as veias carreiam o sangue repleto de produtos excretados pelas células de volta para ou pulmões e para o coração. Ë importante que o sangue com as excretas seja direcionado continuamente em seu sentido e que não seja permitido seu retorno. Isto é possível devido à presença de válvulas no interior das veias, As válvulas são como portões que permitem o tráfico das veias apenas num sentido.

As válvulas venosas são necessárias para manter o sangue fluindo em direção ao coração, mas elas também servem para permitir que o sangue flua contra a força da gravidade. Por exemplo, o sangue que está retornando para o coração vindo dos pés deve ser capaz de "subir" a perna. Geralmente, a força da gravidade impediria que isso acontecesse. As válvulas venosas, entretanto, se posicionam como uma espécie de degraus para o sangue escalar seu caminho para cima.


O sangue que sobe para o cérebro no caso, pelas artérias sofre o mesmo problema. Se o sangue tem dificuldade para subir, pode-se sentir a cabeça leve, possivelmente até mesmo sensação de desmaio. Desmaio é uma forma do cérebro requisitar mais sangue rico em oxigênio. Quando se desmaia, a pessoa cai e permanece com o cérebro no mesmo nível do coração, facilitando com que o sangue rapidamente alcance o cérebro.

Devido à grande concentração de substâncias de excretas, o sangue contido nas veias tem uma coloração púrpura-escura. Porque as paredes das veias são finas, o sangue venoso (rico em produtos de excreção) pode ser visível através da pele como uma cor azulada. Olhe para seus punhos, mãos ou prega de seus cotovelos. Você provavelmente poderá ver seu sangue venoso sendo carreado de volta para o coração.