terça-feira, 26 de abril de 2011

Sistemas

É um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Os sistemas fucionam de maneira integrada, e essa integração é fundamental para manter a saúde do organismo como um todo e, consequentemente, a vida.

Veja os sistemas do corpo humano:

* Sistema genital ;
* Sistema digestório ;
* Sistema respiratório ;
* Sistema cardiovascular ;
* Sistema imunitário ;
* Sistema urinário ;
* Sistema esquelético ;
* Sistema muscular ;
* Sistema nervoso ;
* Sistema endócrimo ;

pirâmede alimentar

Órgãos

Os tecidostambém se agrupam em nosso organismo. Um agrupamento de tecidos que interagem forma um órgão.
O estômago, por exemplo, é um órgão do corpo humano . Nele podemos reconhecer a presença dos tecidos epitelial, muscular, entre outros.












Adicionar imagem

tecida conjutivo

É o tecido conjutivo promove a sustentação, a proteção e a união de alguns órgãos do corpo.Os tecidos conjuntivos são responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. Este papel mecânico é dado por um conjunto de moléculas (matriz) que conecta e liga as células e órgãos, desta maneira, do suporte ao corpo. Do ponto de vista estrutural, os componentes do tecido conjuntivo podem ser divididos em três classes: células, fibras e substância fundamental. Diferente de outros tecidos que são formados apenas por células (epitelial, muscular e nervoso), o principal constituinte do conjuntivo é matriz. As matrizes extracelulares consistem em diferentes combinações de proteínas fibrosas e de substância fundamental. Substância fundamental é um complexo viscoso e altamente hidrofílico de macromoléculas aniônicas (glicosaminoglicanos e proteoglicanos) e glicoproteínas multiadesivas (laminina, fribonectina, entre outras) que se ligam a proteínas receptoras (integrinas) presente na superfície das células bem como a outros componentes da matriz, fornecendo, desse modo, força tênsil e rigidez à matriz. .

terça-feira, 12 de abril de 2011

tecido eptelial

Funções

A função de revestimento envolve a de proteção - como a epiderme que protege os órgãos internos de agentes externos - e a de absorção - como é o caso das mucosas. Exerce uma importante função secretora, uma vez que as glândulas são originárias do TE, e são por isto classificadas como Tecido Epitelial Glandular.

Além disso, o TE exerce uma função sensorial com os neuroepitélios (ex. retina).

Tecido Epitelial de Revestimento

Especializações de membrana

Glicocálix: ação adesiva (entre outras).

Microvilosidades e estereocílios: formados por microfilamentos de actina que correm para uma trama terminal; relacionados com a absorção.

Cílios: formado por microtúbulos; relacionado com a movimentação.

Zônula de oclusão: é a junção mais apical. Ocorre por interação entre duas proteínas transmembranas e promove a vedação, obrigando o trânsito intracelular e impedindo a volta de substâncias por entre as células epiteliais (efeito selador). Favorece a criação de domínios.

Zônula de adesão: interações entre caderinas, associadas a microfilamentos na altura da trama terminal. Tem função adesiva.

Máculas de adesão (desmossomos): interações entre caderinas, ligadas a uma placa eletrondensa associada a filamentos intermediários de queratina (tonofilamentos).

Junções comunicantes (gap): canal hidrofílico por onde passam moléculas informacionais e íons. Formados por conexinas.

Hemidesmossomos: interações entre in

tegrinas (célula) e lamininas (lâmina basal), associadas a filamentos intermediário.






terça-feira, 5 de abril de 2011

mitose e meiose

mitose: cada célula mãe origina duas células filhas com o mesmo número de cromossomos que nela existiam.

meiose: cada célula mãe origina quatro células filhas com metade do número de cromossomos que nela existiam